fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre Menopausa

Talves você possa pensar que é totalmente natural e que tudo isso faz parte de ser uma mulher, e não está errada, todas as mulheres vão passar por essa etapa tão famosa chamada de menopausa. Mas uma coisa é imalginar como será, e outra é viver na propia pele as mudanças que vem junto com esta etapa.

Uma vez que atingiu a menopausa, você sente como se o apocalipse chegou na terra. Desde crescer o cabelo no queixo a ganhar alguns quilos extras, sofrer de calores inesperados e mudanças de humor fortes, entre outros, ver ser um difícil momento na vida.

A seguir vou lhes apresentar uma lista de coisas que são normais de acontecerem na menopausa, apesar de as vezes ser desagradáveis. Estas são:

  • Chorar sem motivo específico

Para começar, devemos reconhecer que a menopausa traz uma mudança significativa na produção de hormônios, o que é traduzido em mudanças quimicas no nosso corpo, e que direta ou inderetamente influenciam nos nossos comportamentes e pensamentos. E que podem produzir reações de picos altos de humor como crises depresivas, dependendo do contexto e situação.

  • Aparecimentos de pelos desagradaveis

Não é estranho começar a encontrar pelos no queixo, porque por alguma razão, a menopausa faz mesmo crescer pelo em lugares inesperados.

  • Insônia

Ter menopausa e insônia é algo realmente incômodo. Os demais vão dormir, mas você fica acordada sem conseguir dormir, olhando para o teto tentando contar ovelhas para conseguir consilhar o sono.

  • Você quer consumir todo o doce do mundo

Sentir desejos de comer doce é algo normal. Mas tenha cuidado isso pode criar outros problemas de saúde que podem deixar a situação ainda pior. O melhor é consumir frutas doces como banana, tamaras ou uva passa.

  • Aumento de pesso

Algumas mulheres apresentam compulsão alimentar por causa do aumento da ansiedade, e isso inevitavelmente aumenta o pesso e perdida da figura. Todo cuidado na alimentação é importante nessa etapa da vida, para assegurar um futuro tranquilo na idade idosa.

  • Lapsus de esquecimento

A menopausa pode realmente fazer você começar a esquecer as coisas mais básicas. Desde onde você coloca suas chaves, qual é o seu nome e mesmo as coisas mais simples parecem lhe confundir.

  • Medo do cerebro bloquear

Algumas mulheres começam pensar que o cerebro está bugando e falhando constantemente e que em algum momento vai parar. Não há por que se preocupar, é uma condição física temporal, não vai demorar pelo resto da vida. Em algúm momento vai passar.

Inchaço em algumas partes do seu corpo.

As pernas e os seus tornozelos são os que estão mais dispostos a inchar.

  • Calor intenso

Você certamente já ouviu os mitos sobre os flashes de calor antes de atingir a menopausa, mas você nunca imaginou que ia ser tão ruim! Então preparese para enfrentar momentos de calor intenso. Para quem mora num lugar quente, vai precisar optar por climatizadores, ventilador ou ar condicionado.

  • Irritação

Neste período, a raiva é o seu nome do meio, e isso significa que ninguém deve ficar no seu caminho! Quando você está em um desses dias, as pessoas devem correr!

Mas tudo bem, o mais importante é conhecer os sintomas e tentar equilibrá-los na vida. Se você perceber que a situação está fugindo do seu controle, então procure ajuda do seu médico, e se possivel de um psicologo, para que possa retomar o controle sobre a situação.