fbpx

Se você dorme do lado direito, então não faça isso mais

Quando pensamos o tempo que uma pessoa gasta dormindo, pode ser interessante saber qual é a melhor posição para adotar enquanto fazemos isso. Em média, uma pessoa passa um tercio da sua vida dormindo.  De fato, dormir de certa forma pode representar muitos benefícios para o organismo.

Vários especialistas recomendam dormir do lado esquerdo, dado todos os benefícios que isso traz em termos de saúde e longevidade. Um estudo recente publicado no Journal of Clinical Gastroenterology demonstrou graças a princípios lógicos e simples para entender o porquê.

Por exemplo, dormir boca para abaixo é completamente desencorajado, pois isso exerce pressão sobre a vértebra cervical que pode causar dor lombar e afetar a respiração.

Dormir no lado direito também deve ser evitado, porque pode causar refluxo gástrico e entorpecimento físico. Esta posição também é desencorajada para mulheres gravidas, especialmente porque gera uma diminuição no fluxo sanguíneo para o útero, o que pode aumentar o risco de morte durante o nascimento.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Medicine, o risco de morte durante o nascimento atinge 3,93/1000 em mulheres que dormem de costas ou no lado direito, enquanto não excedem 1.96/ 100 nas mulheres que preferem dormir do lado esquerdo.

Ou seja, o lado esquerdo é muito mais benéfico para as mulheres grávidas em relação a outras posições, mas não apenas para as mulheres grávidas, pois, de acordo com especialistas em saúde, a adoção desta posição oferece inúmeros benefícios entre os quais encontramos:

1) Melhora a digestão.

O estômago e o pâncreas são os órgãos que desempenham um papel importante na digestão e ambos estão localizados no lado esquerdo. Desta forma, quando dormimos nesse lado, a sua posição natural é respeitada e, consequentemente, o bom funcionamento é assegurado.

Em outras palavras, o estômago pode digerir os alimentos gradualmente e corretamente, enquanto o pâncreas será capaz de segregar melhor as enzimas necessárias para uma boa digestão.

Lembre-se também de que dormir no lado direito favorece o refluxo gástrico e a azia, outra boa razão para escolher o lado esquerdo.

2) Garante o bom funcionamento do sistema linfático.

O sistema linfático é composto de vários órgãos, como o baço, amígdalas e vasos linfáticos em que circula a linfa. O último é um líquido transparente cujo movimento é garantido pela contração dos músculos, pois não pode ser bombeada pelo coração ao contrário do sangue.

O principal papel do sistema linfático é a drenagem do excesso de fluido nos diferentes tecidos do corpo para facilitar sua evacuação. Sabendo que a maioria dos órgãos do sistema linfático estão localizados no flanco esquerdo, dormir nesse lado facilitará suas funções, além de libertar o corpo de toxinas que podem se acumular lá.

3) Melhorar a saúde do coração.

Como sabemos, o coração está localizado no lado do esquerdo do nosso corpo e dormindo nesse lado, facilitamos sua operação. Na verdade, o fato de deitar do lado esquerdo ajuda o coração a bombear sangue com mais facilidade. Isso irá melhorar a circulação sanguínea e promover a irrigação de diferentes órgãos e tecidos do corpo.

Bem, nós já nos convencemos de que dormir no lado esquerdo é o mais benéfico para o nosso corpo, mas como podemos parar de usar o hábito de dormir direito se já estamos acostumados com isso? Se você costuma dormir com as costas para abaixo, na sua barriga ou do lado direito, levará algum tempo e alguma prática, mas é possível acostumar o corpo a dormir nesta posição.

Vamos ver algumas dicas:

  • Tente se deitar do lado esquerdo e apoiar um travesseiro nas costas. Isso evitará que você gire enquanto dorme durante a noite.
  • Tente mudar o lado da cama. É provável que aqueles que dormem no lado direito da cama também orientem seu corpo na mesma direção.
  • Experimente estas pequenas mudanças para melhorar a sua rotina de sono pensando que isso trará benefícios para sua saúde:
  • Para melhorar a qualidade do sono, é importante adotar certos hábitos que o ajudarão a aproveitar as horas de um boa noite de sono.
  • Evite consumir estimulantes à noite, como trigo, café e escolha os chás de ervas mais relaxantes, como camomila.
  • Não use dispositivos eletrônicos portáteis ou telefones celulares antes de dormir.
  • Experimente um jantar ligeiro com poucos carboidratos e priorizando frutas e vegetais.
  • Escolha um colchão que seja confortável para você e que seja firme ou semi firme.

Esperamos que esta informação tenha sido muito útil. Compartilhe este artigo com seus amigos. Se você deseja que seus contatos também se beneficiem, compartilhe essas informações com os seus contatos, amigos e familiares.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de especialistas.