Navigation Menu+

Salmos 91 – O Esconderijo do Altíssimo

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia.

 

Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Explicação

O salmista descreve no Salmo 91 todos os perigos que estão presentes no mundo. Alguns são espirituais (o laço do passarinheiro), enquanto que outros são de origem física (a peste perniciosa).

Alguns podem ser de origem psicológica, podem estar somente na nossa psique, na nossa imaginação (o terror de noite), mas há perigos que são reais (a seta que voa de dia). Ainda há os que são inesperados (a peste que anda na escuridão), e há perigos que são impossíveis de evitar (mortandade que assola ao meio dia).

Mas, aqueles que colocam a sua confiança em Deus, promete a Sua Palavra, estão protegidos de todos eles. Qual seria a fonte dessa proteção divina especial? É preciso ter atenção a este Salmo, pois o seu texto vai para muito além do que se imagina.

Eu quero habitar no esconderijo do Altíssimo!

 

Deixe seu comentário

%d bloggers like this: