fbpx

Saiba o que significa esses quadradinhos coloridos na embalagem da sua pasta de dentes

Exxiste uma “lenda urbana” que circula faz algum tempo nas redes sociais, na qual se menciona que as cores que aparecem nas embalagens das pastas de dente são uma dica útil para saber qual é a sua composição da mesma e quão prejudicial pode ser para a nossa saúde.

No entanto, essa informação é completamente falsa. Nesta materia vamos explicar o que realmente significam essas marcas que estão preocupando as pessoas.

Antes de tudo, vamos explicar o que essas informações falsas estão apresentado. Segundo as pessoas, os tubos de pasta de dentes têm diferentes cores em um quadrado ou retângulo no extremo oposto à tampa.

Esta cor, que varia dependendo da marca, estaria indicando a composição da pasta de dente da seguinte forma:

  • Verde = Natural
  • Azul = Natural + medicinal
  • Vermelho = Natural + componentes químicos
  • Preto = Somente componentes químicos

Pois bem, conforme falamos no início deste artigo, esta informação é completamente falsa e nada mais é do que outra de tantas lendas urbanas que se tornam virais para preocupar as pessoas, em outras palavras, isso não passa de informações sensacionalistas.

Como a nossa intenção é oferecer informações verdadeiras, explicaremos o que realmente significam essas marcas e por que você não deveria se preocupar.

O que indicam as cores nas embalagens da pasta de dente?

Essas cores que encontramos nos tubos de pasta de dente de diferentes marcas são, na realidade, características de produtos industrializados. Por exemplo, as embalagens Tetra Pak do leite ou as caixas onde se armazenam os cereais e outros biscoitos.

Estas marcas são necessárias no processo de fabricação das embalagens e são conhecidas como “eye marks”, “marcas de olho”, “marcas de cores” ou “guias de registro”.

O objetivo destas marcas é que os “robôs” ou sensores detectem quando devem cortar, dobrar ou prensar cada embalagem.

Esta cor acostuma ser mais escura do que o resto da embalagem, permitindo que a leitura possa ser feita com mais facilidade.

Neste caso da pasta de dente, estas embalagens são fabricadas em uma empresa que não produzem o conteúdo que será colocado posteriormente dentro delas. Essas marcas são mais um sinal de controle eletronico que as maquinas usam no momento da fabricação.

Exatamente neste processo que a “marca de olho” desempenha um papel importante, já que ela é justamente onde se deve cortar o tubo para a apresentação unitária, permitindo que a máquina possa detectá-la e reconheça qual é o ponto final de cada tubo.

Por que as cores variam?

A verdade é que a cor é um detalhe irrelevante, ao qual não deveríamos prestar tanta atenção. Estas cores variam em função aos criterios do fabricante, ou dependendo o produto que a marca ofereça ao público.

Cada um tem uma cor específica que serve como referência para a rastreabilidade e para poder detectar facilmente algum tipo de lote defeituoso.

Desta forma, desmentida outra de tantas lendas urbanas que se tornam virais nas redes sociais e que não possuem nenhum argumento valido, mas sim sensacionalista.