fbpx

Porque você não deve jogar a casca de abacaxi no lixo

Espinhoso do lado de fora, mas doce por dentro, o abacaxi é uma fruta fantástica. O abacaxi faz parte da família das bromélias e esta é uma das poucas bromélias que produzem frutas comestíveis.

A polpa do abacaxi tem grande quantidade de água e fibras, mas não é a única parte comestível, sua casca também pode beneficiar a saúde.

O abacaxi é encontrado em países tropicais e subtropicais (temperaturas médias e altas), mas sua origem é americana. Sua árvore é o abacaxizeiro, da família bromeliaces e na América latina é também é conhecido como ananás.

Benefícios Nutricionais Do Abacaxi

O abacaxi contém grandes quantidades de vitamina C e manganês. Essas delícias tropicais também são uma boa maneira de obter a fibra dietética que nosso corpo precisa e a bromelina (que é uma enzima). Além de ter grandes quantidades de manganês, faz de esta fruta muito importante para adquirir defesas antioxidantes.

O abacaxi também contém altas quantidades de tiamina, vitamina B que está envolvida na produção de energia. Apesar de sua doçura, uma xícara com pedaços de abacaxi contém apenas 82 calorias. Os abacaxis não têm gordura, sem colesterol e são baixos em sódio. Possui as vitaminas B1 e A, e é mundialmente conhecida e apreciada.

A quantidade de vitamina C concentrada no abacaxi é equivalente à dose recomendada que deve ser consumida diariamente por mulheres que são mais propensas à fraqueza óssea, pois é essencial no desenvolvimento de ossos fortes e tecido conjuntivo. Por isso, é recomendado como um suplemento adicional ao tratamento de reumatismo e artrite. Além disso, a bromelina pode ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos e é ideal para viajantes frequentes e aqueles que permanecem sentados por um longo período de tempo.

Sempre que comemos abacaxi sentimos pregiça no momento de descartar uma grande quantidade da fruta. Mas o que você deve saber é que, com tudo o que descartamos, pode ser preparada uma infusão que tem inúmeros benefícios. A casca que eliminamos é diurética, laxante, melhora a sua digestão, reduz o colesterol, dilata e ajuda a queimar gordura corporal.

Propriedades de Abacaxi

Anti-inflamatório: o abacaxi é uma fonte dietética de bromelina. A maior concentração de bromelina é encontrada no núcleo do fruto, também é encontrada em todas as peças doces e no suco. A bromelina tem propriedades anti-inflamatórias, que é útil no tratamento de lesões esportivas e dor causado por esses tipos de lesões.

Propriedades anticancerígenas: estudos mostram que a bromelina tem o potencial de atuar como agente para combater efetivamente o câncer. O abacaxi funciona em uníssono com a quimioterapia, suprimindo assim o crescimento das células cancerígenas. Também contém betacaroteno, que protege contra o câncer de próstata e possivelmente também contra câncer de cólon.

Benefícios no coração: a vitamina C encontrada no suco de abacaxi também ajuda a proteger contra doenças cardíacas. Uma série de estudos, incluindo um da Finlândia e outro da China, demostram que uma maior ingestão de vitamina C causa uma diminuição no risco de doença cardíaca coronária.

A prevenção da catarata: a vitamina C também desempenha um papel crucial na proteção da visão. Um estudo recente mostrou que uma maior ingestão de vitamina C reduz o risco de ter catarata.

Fertilidade: o abacaxi contém várias vitaminas e minerais benéficos, incluindo vitamina C, betacaroteno, cobre, zinco e ácido fólico. Muitas dessas vitaminas podem ajudar a aumentar a fertilidade em homens e mulheres. Embora, não haja evidências de que o abacaxi possa afetar a sexualidade de qualquer outra forma, não há evidências científicas para apoiar esse tipo de teorias.

Asma: o abacaxi é uma boa fonte de betacaroteno, que se torna vitamina A ativa durante a digestão. Vários estudos indicam que o betacaroteno pode reduzir o risco de asma induzida pelo exercício.

Tratamento da Osteoartrite: Acreditado as propriedades anti-inflamatórias da bromelina, algumas pesquisas sugerem que o abacaxi pode ser útil no tratamento da osteoartrite.

Receita para fazer um suco de abacaxi “quase milagroso”

Ingredientes:

  • 1 abacaxi inteiro com sua casca
  • 1000 ml de água filtrada
  • Adoçante a gosto (Opcional) Importante: Use açúcar demerara orgânica ou açúcar mascava

Modo de preparo:

Lave bem o abacaxi antes de descascar. Descasque o abacaxi como acostuma descascar e separe a casca, descarte a coroa. Coloque a ferver com a água em pedaços juntamente com o caroço, e deixe esfriar. Liquidifique a casca fervida, ao lado de um litro de água e o adoçante. Coloque o suco e pronto para beber. Se recomenda tomar um copo diario para melhores efeitos.

Esperamos que esta informação tenha sido muito útil. Compartilhe este artigo com seus amigos. Se você deseja que seus contatos também se beneficiem, compartilhe essas informações com os seus contatos, amigos e familiares.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de especialistas.