fbpx

Hematomas podem ser sinal de algo grave

As marcas roxas costumam ser provenientes de alguma pancada ou até mesmo aparecer após um procedimento ou cirurgia. Mas quando aparecem de forma inesperada, deixam uma sensão asustadora de que alguma coisa de errado está acontecendo no seu corpo.

Os hematomas aparecem quando o sangue que circula nas veias e artérias sai do interior dos vasos sanguíneos como resusltado de um trauma fisiologico. A questão é que dependendo da gravidade do hematoma, pode afetar o funcionamento do organismo.

No entanto, nos casos aonde aparecem manchas roxas sem nenhum motivo, é importante ficar atento, pois pode ser indício de algum problema mais sério.

As manchas roxas são sangramentos que acontecem na pele ou nas camadas logo abaixo dela. Algumas vezes esses sangramentos acontecem em camadas mais internas e só depois de alguns dias escorrem para a superfície e se tornam visíveis.

Estas manchas são classificadas em petéquias (pontos vermelhos), equimoses (mancha vinhosa) e hematomas (grandes manchas roxas). Geralmente, surgem por algum problema de coagulação ou por trauma local.

Normalmente não são um sintoma grave, mas para poder prevenir um problema grave, é recomendavel procurar um hematologista para tirar as duvidas de forma preventiva. Se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor, deve-se consultar urgentemente ao médico.

Não há fórmula secreta para diminuir o roxo. O segredo é esperar. Colocar compressas frias no local aferado , sendo o sangue reabsorvido naturalmente pelo corpo.

Mancha Púrpura

A mancha roxa pode ser sinal de uma doença grave, mas a mancha Púrpura é um síntoma de Trombocitopênica. O sistema imunológico de quem tem essa doença regeita as plaquetas como parte do organismo e começa a produzir anticorpos que passam a ataca-las e destruí-las.

Lembrando que as plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue e ajudam a interromper o sangramento no caso de um ferimento. O nível normal de plaquetas no nosso sangue deve variar entre 200 mil a 400 mil.

Algumas dessas doenças são muito graves como a leucemia, que precisa ter o tratamento iniciado imediatamente. Por esse motivo, caso perceba o aparecimento de hematomas sem trauma aparente procure a ajuda de um médico. O profissional poderá fazer uma avaliação correta e diagnosticar caso haja algum problema mais grave.

As informações e sugestões contidas nesta materia tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de profisionais e especialistas.

%d bloggers like this: