fbpx

Especialistas recomendam que pais não joguem fora os dentes de leite de seus filhos

Quando os dentes de leite finalmente caem, este evento se converte num momento muito assustador, mas ao mesmo tempo, muito especial para todas as crianças. É como se fosse um ritual, que anuncia que algo maravilhoso está acontecendo, tal como acontece num rito de passagem.

Quem é papai ou mamãe sabe perfeitamente do que estamos falando. Mas e depois? O que se deve fazer com o dente de leite?

São muitas as ideias que surgem como resposta para essa pergunta. Alguns pais jogam em cima do telhado, outras guardam de recordação, outros fazem um cordão e a maioria jogam fora.

Agora vamos apresentar uma informação muito relevante ao respeito, que com certeza vai lhe interessar. Em 2003, foi feito um estudo que identificou nos dentes de leite uma fonte muito rica em células-tronco, protocélulas que podem ser cultivadas em outras células.

Mas, por que isso é importante? Pois bem, caso a criança, dona dele, precise fazer a substituição de qualquer tecido, essas células-troncos existentes nos dentes de leite, podem ser usadas para desenvolver um tecido substituto que possa ser usado em casos de precisar.

Porém, vale a pena lembrar que não basta “guardar”, jogar numa gaveta, deixar na estante, precisa de um cuidado específico. Eles precisam ser mantidos em locais frescos, em cápsulas limpas, pois com o tempo, eles começam a se degradar e caso isso aconteça, a sua utilidade vai caducar.

O correto seria procurar um serviço especializado, ir até o hospital ou dentista por exemplo, certamente estes profissionais vão saber como preservar de maneira correta o dente de leite. Mas caso não queira, saiba que o guardar por meio da criopreservação de azoto líquido vai manter as células integras.

Sem sombra de dúvidas, pouquíssimas pessoas possuem tal conhecimento sobre isso, é completamente normal o descaso com coisas “pequenas” e que não vão ser mais utilizadas, mas antes de se livrar de qualquer coisa, busque informações que podem revelar alguma utilidade para aquilo.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de professionais.