fbpx

É difícil imaginar que 1 chuchu pode fazer isso

Muita gente fala que chuchu é sem graça, mas há vários receitas que ficam muito gostosas com esse alimento. Ele pode ser usado em sopas e guisados, incrementando esses pratos. Ademais, o chuchu é fonte de muitos benefícios para a saúde.

Seu nome científico é Sechium edule, um vegetal da categoria dos frutos. Apesar de ser uma hortaliça, ou seja, poder ser cultivada na horta caseira, é considerada um fruto, tal como o tomate (devido ao fato de suas sementes estarem dentro).

Propriedades

Uma grande vantagem do chuchu é ser um alimento de baixa caloria e rico em água. Para você ter uma ideia, uma xícara de chuchu cozido tem apenas 38 calorias de energia, além de não conter colesterol. Ou seja, para quem quer perder peso, usar chuchu na elaboração dos pratos é uma ótima alternativa.

O chuchu contém:

Fibra dietética, que é bastante útil para controlar os níveis de açúcar no sangue e manter o coração saudável, diminuindo os níveis de colesterol ruim no sangue. Dá sensação de saciedade e ajuda no bom funcionamento do intestino.

O fruto também tem vitaminas como as vitaminas A, C e do complexo B (folato, tiamina, riboflavina e piridoxina);

Entre as propriedades benéficas do chuchu, estão: antioxidantes, estimulantes, fortalecedor, diurético, entre outras. Pelos nutrientes que possui, o chuchu auxilia a prevenir doenças ósseas, além de fortalecer dentes e ossos evitando que quebrem ou sofram algum dano. Como poderoso estimulante, é eficiente em espantar a fadiga e combater a depressão, sendo um grande aliado ao tratamento dessas doenças – que necessitam também do acompanhamento de um especialista e das medicações que este prescrever.

Suas propriedades antioxidantes evitam o envelhecimento precoce, fortalecem o sistema imunológico, aceleram o metabolismo e combatem os radicais livres. Assim, o chuchu também é importante para deixar pele e cabelos bonitos, além de auxiliar no emagrecimento, já que um metabolismo adequadamente rápido estimula a queima de calorias. Por falar em caloria, o valor calórico do chuchu é baixíssimo: apenas 30 calorias para cada 100 g do fruto, o que faz dele um aliado da dieta para quem busca emagrecer de forma saudável. Ainda, o chuchu acelera o trânsito intestinal, fazendo o intestino funcionar melhor; reduz a pressão arterial e dá mais energia.

Suco de chuchu com abacaxi

Ingredientes:

  • 4 chuchus com casca, picados e lavados;
  • ½ xícara de suco de limão;
  • 2 l de água;
  • Adoçante a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do adoçante;
  2. Bater, acrescentar o adoçante, misturar bem e servir-se imediatamente.

Máscara de chuchu para a pele seca

Descasque e corte o chuchu   ao meio e depois da passagem dos 10 minutos, esfregar ambas as partes para uma pasta. Esta pasta é misturada com uma colher de sopa de óleo de oliva. Aplique à noite sobre a área que deseja e deixe durante a noite. Esta máscara também é útil para firmar a pele, porque fornecem aminoácidos que promove a formação de colagênio.

Salada de Chuchu

Ingredientes:

  • 2 chuchus cortados em fatias;
  • suco de 1 limão;
  • sal a gosto;
  • 1 cebola fatiada;
  • azeite de oliva a gosto;
  • salsinha picada a gosto.

Modo de preparo:

 Descasque os chuchus e lave na água corrente. Corte ao meio e retire as sementes. Corte em fatias finas no sentido do comprimento e leve ao fogo numa panela com água, sal e uma colher de sopa de suco de limão para cozinhar. Quando estiver macia, escorra e ainda quente tempere com sal, limão e azeite de oliva. Adicione a cebola fatiada, salsinha e sirva como acompanhamento.

Para manter as propriedades do chuchu, evite cozinhá-lo em muita água por muito tempo, assim como fritá-lo. O ideal é cozinhá-lo em pouca água ou até mesmo refogá-lo em um fio de azeite. Fique a vontade para preparar receitas diversas com ele, como omeletes, saladas, sopas, cremes, salgados e suflês. Bom apetite!

Esperamos que esta informação tenha sido muito útil. Compartilhe este artigo com seus amigos. Se você deseja que seus contatos também se beneficiem, compartilhe essas informações com os seus contatos, amigos e familiares.

Nota Importante:

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.