fbpx

Como detectar e tratar os problemas na tireoide a tempo

O que você vai aprender neste post é um excelente remédio para estimular a tireoide e, por consequência, o metabolismo. Este é ótimo para reforçar o tratamento de hipotireoidismo. O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide não produz a quantidade ideal de hormônios. Mas antes de ver a receita, vamos analisar o que é esta doença.

O que é Hipotireoidismo

É um problema em que a glândula da tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes que o organismo precisa. Acomete mais as mulheres, aumentando os casos conforme o avanço da idade; pesquisas mostram que 5 milhões de brasileiros tem a doença.

A glândula da tireoide é um órgão do sistema endócrino e está localizada na região anterior do pescoço, ao redor da traqueia. E mesmo com o seu tamanho médio sendo de 15 ml (menos da metade de um copinho de café descartável) ela é responsável pela produção de dois hormônios:

  • Triodotironina (T3).
  • Tetraiodotironina (T4).

Estes hormônios controlam como cada célula do corpo gasta energia, ou seja, o metabolismo. Se não for tratado, o hipotireoidismo nas crianças poderá causar atraso grave do crescimento e retardo mental. Na vida adulta, leva à depressão generalizada das funções orgânicas.

Ainda não existe prevenção para o Hipotireoidismo, o mais próximo disso é a triagem neonatal com o teste do pezinho para detecção do hipotireoidismo congênito. E existem exames simples para o diagnóstico da doença e seu tratamento com o hormônio tireoidiano sintético.

Este problema afeta ambos os sexos, porém a maioria das vítimas são mulheres com mais de 50 anos de idade. A tireoide é muito importante para o organismo e, quando não funciona bem, pode provocar aumento de peso.

A nossa receita é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. E o bom é que são ingredientes simples e, portanto, é uma fórmula que pode ser feita por qualquer pessoa. Na sua composição, destacamos a canela, que ajuda a controlar a glicose e estimula o metabolismo.

A noz-moscada, outro ingrediente, melhora a disposição e também estimula o metabolismo. O suco de laranja é rico em vitamina C, que é essencial para muitos processos do nosso corpo. O limão é extremamente terapêutico e alcaliniza o sangue, além de ajudar a desintoxicar o organismo. O óleo de coco é excelente para a tireoide, especificamente para o hipotireoidismo.

No livro “Óleo de Coco, a gordura saudável”, do dr. Wilson Rondó, encontramos a seguinte informação: O óleo de coco melhora a função da tireoide. Quando as pessoas com hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônio tireoidiano) começam a consumir o óleo de coco, elas frequentemente referem aumento de energia pela melhora da função tireoidiana.

Muitos indivíduos que sofrem com problemas de tireoide são capazes de eliminar a medicação para tireoide até completamente quando começam a consumir óleo de coco. Obviamente você não deve nunca suspender a medicação sem consultar seu médico. Estas informações já nos dão uma ideia da eficácia deste medicamento natural. Agora vamos à receita.

Ingredientes: 
  • 1 litro de água filtrada
  • 500 de água de coco
  • 1 pedaço de 4-5 cm de gengibre fresco
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 1 quarto de copo de suco de cranberry (opcional)
  • 1 pitada de noz-moscada
  • Meio copo de suco de laranja natural (feito na hora)
  • O suco de 2 limões pequenos (feito na hora)
Preparação e Uso:
  • Aqueça a água e, quando começar a ferver, acrescente as especiarias (canela, gengibre e noz-moscada).
  • Coloque no fogo baixo e deixe ferver por alguns minutos.
  • Desligue o fogo e espere esfriar.
  • Acrescente o suco de limão, o de laranja, a água, o óleo de coco e misture bem.
  • Vá consumindo esta mistura durante o dia (pode conservar na geladeira).
  • Tome em ciclos de 15 por 7, ou seja, 15 dias de consumo e 7 de descanso.
  • Contraindicação: para quem tem pressão alta.

Esperamos que esta informação tenha sido muito útil. Compartilhe este artigo com seus amigos. Se você deseja que seus contatos também se beneficiem, compartilhe essas informações com os seus contatos, amigos e familiares.

Nota Importante:

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.