fbpx

12 sinais que indicam que os seus rins estão em perigo

O ideal é que na maioria dos casos, os rins consigam eliminar a totalidade dos materiais residuais que o nosso corpo produz, tanto solidos como liquidos.

No entanto, quando o fluxo sanguíneo localizado nos rins é afetado, estes não funcionam adequadamente por causa de danos ou doenças. E, se a saída da urina estiver obstruida, problemas podem ocorrer.

Nestes casos, o dano renal é progressivo e o resultado é uma doença crõnica e de longa duração, tais como:

  1. Hipertensão ou pressão alta: A pressão alta pode danificar os glomérulos, parte do rim envolvidos na filtragem de resíduos.
  2. Obstrução do fluxo da urina: Se o fluxo da urina é bloqueado, pode voltar para um rim, o que é chamado de refluxo vesicoureteral. Aumentando a pressão nos rins e prejudicando as funções dos mesmos. Possiveis causas incluem o aumento da próstata, pedras nos rins e/ou tumor.
  3. Doenças renais: Isso inclui doença renal policìstica, pielonefrite ou Glomerulonefrite.
  4. Diabetes: O estado crónico está ligado ao diabetes tipos 1 e 2. Se não forr controlado, o excesso de açucar (glicose) pode acumular no sangue e produzir uma condição doentia grave, aparecendo entre 15 e 25 anos depois do diagnóstico da diabetes.
  5. Estenose da artéria renal: A artéria renal fica estreita ou é bloqueada antes de entrar o sangue no rim.
  6. Toxinas: Isso inclui combustíveis, solventes (como tetracloreto de carbono), chumbo, tinta à base de chumbo, tubos e materiais de solda.
  7. Falta de desenvolvimento fetal: Em outras palavras, os rins não se desenvolvem adequadamente no feto.
  8. Lúpus Eritematoso Sistêmico: O sistema imunologico do corpo ataca os rins como se fossem tecidos estranhos.
  9. Malária e/ou febre amarela: doenças conhecidas por produzir insuficiência da função renal.
  10. Medicamentos: Se conferir a bula, vai perceber que a maioria dos medicamentos afetam um orgão, o estoma, o figado e muitos dos casos, os rins.
  11. Consumo de sustâncias psicoativas: a maioria, por não dizer todas as drogas que fazem parte das sustâncias psicoativas (maconha, cocaína, etc…) geram problemas serios nos rins.
  12. Lesão: Um golpe agudo ou lesão nos rins pode criar uma condição de falha nos orgãos.

Atualmente não há cura para doença renal crônica. No entanto, os tratamentos existentes podem ajudar a controlar os sintomas, reduzir o risco de complicações e retardar a doença renal crônica.

As informações e sugestões contidas nesta materia tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de profisionais e especialistas.